Se você se contenta com uma resposta rasa e superficial para se livrar do problema. A resposta é SIM. O colchão ou o travesseiro podem estar contribuindo para a sua dor na coluna. Já compra logo um daqueles desenvolvido pela Massachusetts University que alivia a dor e traz seu amor de volta em até duas semanas…..😂😂😂
Agora, se assim como eu, você quer aprofundar e entender melhor os mecanismos de dor na coluna, me acompanhe nesse raciocínio.
COPO TRANSBORDANDO
Vamos usar essa analogia. Em um copo que já está muito cheio qualquer gota ou pequena inclinação pode fazer com que ele transborde. É o mesmo que acontece com nosso corpo. Um sistema cheio ou sobrecarregado tem pouca margem para lidar com qualquer desequilíbrio. Ou seja, uma coluna que já está disfuncional por imobilidade do segmento torácico, por instabilidade da lombar, por bloqueios pélvicos, por disbiose intestinal e por desnutrição dos tecidos é um baita copo cheio, né? Mas, Marcos, todas essas disfunções em uma pessoa só, jura: JURO! Eu poderia até fazer uma lista bem maior, mas, peguei como exemplo um caso clássico que vejo diariamente. Não se assuste porque seu corpo é tão maravilhoso e próspero que se corrigir umas duas questões dessas já dá aquela esvaziada no copo e fica bem mais improvável ele transbordar.
O QUE ACONTECE A NOITE
Ok, mas com tantas possibilidades de fazer a água cair do copo porque diabos eu só sinto dor quando durmo ou logo ao levantar?
O sagrado momento do sono tem como função restaurar nosso sistema. Quando estamos relaxados, com as atividades vitais reduzidas e a circulação sanguínea mais concentrada, menos periférica. Uma verdadeira equipe de faxina entra em ação para limpar e organizar nosso corpo para o dia seguinte. Essa é uma das razões pelas quais temos vontade de ir ao banheiro logo que acordamos. Colocar o “lixo” pra fora, sabe?
Quando dormimos, também é hora de processar tudo que se viveu no dia que passou e de se preparar para o dia que está por vir. Tanto que é comum sonharmos com questões que vivemos naquele dia ou acordarmos preocupados com o dia seguinte. Esses conflitos cognitivos, por assim dizer, têm repercussões no nosso sistema musculoesquelético também. Além do mais, dormindo tendemos a ficar muito tempo em uma determinada posição. A dor é um chamado para o movimento. Sentir dor sempre vem acompanhado de uma ação.
Aí meu caro, te pergunto:
Como está a qualidade do seu sono: E a quantidade?
É um sono tranquilo ou agitado?
Você acorda disposto ou cansado?
Imagina em um sistema já sobrecarregado como comentamos aqui e com um sono perturbado. A tal equipe de faxina dá conta do recado? Pensa a dificuldade que é fazer a limpeza com todos os obstáculos que já listamos. Difícil né?
SE TROCAR O COLCHÃO NÂO ADIANTA, O QUE ADIANTA?
Pode ser que se consiga alguma margem trocando colchão ou travesseiro, mas, o copo vai continuar cheio né: Repor esses utensílios, adianta tanto quanto tomar um analgésico, anti-inflamatório, compressa quente…. São todos recursos importantes, mas, paliativos.
Se nós conseguirmos ao menos esvaziar um pouco esse copo, as respostas já serão positivas.
Minha sugestão é, antes de comprar o colchão mega power, inclua uma boa dose de movimento no seu dia a dia. Exercícios bem direcionados, dentro das suas possibilidades nesse momento, com volume e cargas adequados e na direção certa. Você verá o “milagre” acontecer. O movimento vai melhorar suas funções mecânicas, nutrição dos tecidos, digestão, sono….. Assim seu copo vai esvaziar bem! Pode começar por essa sequência que disponibilizo aqui abaixo. Depois me conta.
Conte comigo,
Marcos Bortolato
Comments